Conheça o Vinho Muralha, o novo Vinho Fino do Cerrado Brasileiro

mesadecentro.com.br

Mesa de Centro

início do conteúdo
Mesa de Centro

Conheça o Vinho Muralha, o novo Vinho Fino do Cerrado Brasileiro

Mesa de centro, Agosto 2017

Enólogos e profissionais da Serra Gaúcha avaliam o novo vinho fino do cerrado brasileiro no estado de Goiás.
Vinho Fino Tinto Seco – MURALHA. Variedades: Touriga Nacional e Syrah – Safra: 2016

Fundada em 02 de junho de 2007, no município de Paraúna, Estado de Goiás, por um dos grandes entusiastas da vitivinicultura local, Dr. Sebastião Ferro, a vinícola Serra das Galés é responsável pela produção de suco de uva, vinhos de mesa, coolers e mais recentemente, vinhos finos elaborados a partir das variedades Syrah e Touriga Nacional.

ampliar fotos

No mundo dos vinhos, é conhecido o fato de que cada país produtor, devido a muitos fatores, mas especialmente ao seu tipo de solo e clima, desenvolveu ao longo do tempo o cultivo de certa casta de uva com maior sucesso do que outras. Por vezes, essa variedade específica é tão importante na produção vinícola de um país ou região que acaba por se tornar a expressão maior da sua vitivinicultura.

Nesse sentido, a Austrália tem a Syrah como sua principal variedade de uva; a Espanha tem a nobre Tempranillo; na Argentina, a Malbec reina; e em Portugal, a Touriga Nacional é a mais nobre das castas.

ampliar fotos
A Touriga Nacional de origem em Dão Portugal.
A Touriga Nacional de origem em Dão Portugal.
A Touriga Nacional em Paraúna/GO
A Touriga Nacional em Paraúna/GO

Ela é a rainha das uvas tintas portuguesas, a Touriga Nacional é a casta símbolo da terra dos grandes poetas Camões e Pessoa. Sua nobreza tem origem nas terras da região de Dão, um importante reduto vinícola do país lusitano, mas seu cultivo há muito tempo ganhou importância em todo o território nacional, indo do Alentejo ao Douro.

Admirador desta variedade, movido pelo desafio de obter resultados surpreendentes e desafiando todos os prognósticos, Dr. Sebastião Ferro decidiu apostar nestas variedades, cultivando-as em solo brasileiro, no município de Paraúna/GO, nas terras da Fazenda Boa Esperança de sua propriedade.

Eis que, o cuidado, o carinho e o manejo criterioso, proporcionou uma primeira safra modesta em quantidade porém, rica em qualidade, com cachos uniformes, tanto no que se refere ao tamanho quanto em relação a maturação, sanidade perfeita e cor exuberante.

De posse desta preciosidade, que a natureza proporcionou ao homem que a respeitou, o Enólogo Valdir Cristófoli, elaborou o primeiro vinho fino da Vinícola Serra das Galés, vinho este, que descansa nas adegas da Vinícola e que em breve estará disponível como uma raridade limitada em comemoração aos 10 anos da Vinícola e de todos que dedicam suas vidas de muito trabalho e amor à atividade vitivinícola na região.

Dono de um longo histórico profissional dedicado à vitivinicultura da Campanha Gaúcha e também da Serra Gaúcha, Cristófoli disponibilizou algumas garrafas do vinho fino elaborado no Goiás para que enólogos renomados e profissionais experientes do setor, com atividades na Serra Gaúcha avaliassem e emitissem sua opinião sobre o resultado obtido, suas impressões sobre vinho e o potencial que vislumbram.

ampliar fotos

Convidados, o Enólogo Sr. Ismar Pasini e o Enólogo Sr. Flavio Novelo, bem como os Empresários do Setor, Sr. Helio Bufon e Sr. Wanderlei Bonato e profissionais ligados ao Setor, Engenheiro Agrônomo Sr. Rodrigo Formolo e Sr. Paulo Mognon, escolheram o Restaurante Antoniele de Farroupilha/RS, para realizar a avaliação técnica na quarta-feira, 02 de agosto de 2017.

Muralha

Esta foi a marca desenvolvida pela Vinícola Serra das Galés, para homenagear uma gigantesca construção, em extensão, existente na região dos vinhedos, um verdadeiro milagre envolvido por muitos enigmas e mistérios, não se trata de uma muralha natural, as pedras utilizadas para construção da mesma, não são originais do local, foram trazidas por alguma civilização em tempos remotos para alguma finalidade específica que ainda está sendo desvendada.

 

ampliar fotos

Muralhas de Paraúna/GO

ampliar fotos

As muralhas da cidade alcançam cerca de 2 quilômetros de extensão, e foram encontrados resquícios de óleo de baleia na argamassa utilizada, uma técnica de construção desconhecida pelos indígenas. Hoje ela está coberta em grande parte pela vegetação, dificultando a sua identificação imediata.

A tendência dos pesquisadores oficiais é atribuir as ruínas a erosões naturais do solo, mas basta uma olhada nos blocos de basalto da muralha e na ponte de pedra para perceber nitidamente que são construções feitas pela mão do homem.

 

Características e informações sobre vindima e elaboração

  • Variedades: Syrah 60% – Touriga Nacional 40%
  • Vindima: Julho/16
  • Brix: 24
  • Amplitude Termica: 10 a 12C
  • Alcool:12,8% Vol
  • Maceração:Uvas resfriadas a 8C antes do esmagamento, remontagens de três a quatro vezes ao dia.
  • Fermentação:24C
  • Madeira: 7 meses de Barril, 90% carvalho francês de primeiro uso, médio tostado e 20% barril americano de primeiro uso, médio tostado.
  • Garrafa: 6 meses.

Profissionais que avaliaram o Vinho Muralha

Ismar Pasini

ampliar fotos

“Intenso, frutas maduras, límpido, carvalho bem dosado e equilibrado, lembra vinhos australianos, nota final 91 pontos.”

Ismar Pasini, escolhido melhor enólogo do ano de 2008 pela Associação Brasileira de Enologia, experiente, em atividade há mais de 40 anos, produtor de uvas finas na fronteira com o Uruguai, esteve na França, Itália, Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Argentina e atualmente atua como Diretor Executivo da Cooperativa São João, na Serra Gaúcha.

Hélio Buffon

ampliar fotos

“Excelente quanto aos aromas, carvalho muito equilibrado, taninos maduros, expectativa de aromas ainda mais impressionantes, pois ainda não se abriram totalmente, nota final 93 pontos.”

Hélio Buffon, enólogo há 40 anos, empresário, sócio da Amazon Group, principal empresa fornecedora de insumos para vitivinicultura brasileira, com amplo conhecimento em produtos e tecnologias aplicadas a elaboração dos principais vinhos nacionais.

Flávio Novello

ampliar fotos

“Vinho excelente, pronto, de muita qualidade, taninos macios, nota final 92 pontos, parabéns!”

Flávio Novello, enólogo há 25 anos, empresário, produtor de uvas viníferas em Santana do Livramento, fronteira do Brasil com Uruguai, possui experiência na elaboração de vinhos finos para empresas nacionais e multinacionais, bem como através de visitas às principais regiões produtoras.

Rodrigo Formolo

ampliar fotos

“Ótimo vinho, o equilíbrio das variedades utilizadas no corte impressiona pois, não se sobrepõem entre si, produzindo uma harmonia perfeita entre as castas utilizadas, nota final 96 pontos.”

Rodrigo Formolo, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas/RS, ligado a vitivinicultura da Serra Gaúcha, Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Santa Catarina, com especialização em Cooperativismo, estagiou em Bologna na Itália.

Vanderlei Bonato

ampliar fotos

“Um ótimo vinho, daqueles que se tem o desejo de abrir mais uma garrafa, com amigos e acompanhado de um prato que possua personalidade e certa untuosidade, impressionante! Nota final 95 pontos.”

Vanderlei Bonato, empresário ligado ao setor vitivinícola da Serra Gaúcha, filósofo e um enófilo profundo apreciador de vinhos, possui relacionamento com inúmeras vinícolas da Serra Gaúcha há muitos anos, o que lhe permitiu acompanhar a evolução do vinho brasileiro em todos os aspectos.

Valdir Cristófoli

Transformar o que a natureza nos oferece de melhor, em vinhos que ofereçam a oportunidade de comprovar sua complexidade, e que refletem a essência de quem o idealizou, através do terroir, de cores, aromas, combinações e sabores, proporcionando prazer e satisfação às pessoas, é a principal realização e o maior desafio de profissionais voltados à vitivinicultura.

 

Valdir Cristófoli, enólogo em atividade há mais de 25 anos, com experiência na elaboração de sucos, vinhos e espumantes para empresas nacionais e multinacionais, atualmente sócio da Vinícola Serra das Galés, residindo em Goiás há mais de 10 anos, acompanha a implantação de vinhedos, o cultivo de novos varietais na região, bem como é o responsável pela elaboração do Vinho Muralha.

Outras matérias

final do conteúdo